foto-matc3a9ria-destaque

A Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas – AMDA participou no último dia 29 de abril do Encontro da Associação Brasileira de Distribuidores e Atacadistas – ABAD em São Paulo. Estiveram presentes o presidente da AMDA, Rodrigo Vieira e a executiva da entidade, Antônia Araújo.

Durante o encontro aconteceu a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da ABAD e do Instituto ABAD; Reunião de Diretoria Executiva da ABAD com as 27 filiadas estaduais; Encontros dos Comitês ABAD: varejo, vendas, Agenda Política e canal indireto; Encontro do Grupo ABAD Jovem; Encontro ABAD – espaço Fecormercio, lançamento do Programa Permanente de Combate a Fome – Mesa Brasil e divulgação do ranking ABAD/Nielsen 2013.

RANKING ABAD

A aguardada divulgação do ranking ABAD/Nielsen 2013, que tem como ano base 2012, aconteceu durante uma coletiva de imprensa promovida pela ABAD. O ranking é um raios-X do setor com relação ao crescimento do setor atacadista e distribuidor. De acordo com José do Egito Frota, graças ao empenho das 27 afiliadas, este ano foi atingido um número recorde de 471 empresas que responderam ao ranking, no Maranhão o número de empresas que respondem ao ranking tem aumentado gradativamente todos os anos, este ano 17 empresas responderam ao estudo, o que confere ainda mais precisão ao retrato do setor no país.

Com esse crescimento recorde o setor mostra que está cada vez mais fortalecido. O resultado demonstra que a distribuição desse ano do setor teve um faturamento de 178,5 Bilhões de reais, o que equivale a 51,9 %.

Responderam ao ranking no Maranhão a AGROPAN, Artécnica Comércio Atacadista, Capixaba Distribuidora, Center Clean Distribuidora, Comcarne Comercial, Comércio de Gêneros Alimenticios BOM, Com. Maranhense de Perfumarias, D. DE L.M Ferreira, Distribuidora de Doces São Luiz, Distribuidora Paris, Facury Comércio, J. Gonçalves dos Santos Filho e Cia, LT Nunes Distribuidora, Medeiros Frios e Congelados, Mundo dos Cereais, Pedro de Oliveira, Produtos Alim. Ribamar Cunha. A ABAD irá divulgar dentre as que responderam ao ranking no Estado, quem teve o melhor desempenho em 2012.

Frente parlamentar

Na oportunidade também houve a adesão de mais de 200 Deputados Federais e Senadores de vários Estados à Frente Parlamentar Mistas de Abastecimento do pequeno e médio varejo, uma iniciativa do Deputado federal Antonio Ballman PSB / CE . A frente já figura como a 2ª maior e visa discutir leis tributárias, guerras fiscais entre os Estados, reforma trabalhista, logística, legislação trabalhistas dos motoristas de caminhão e dos representantes comerciais, além de incentivos fiscais ao setor, ou seja, tudo o que se relacione ao setor atacadista e distribuidor e que seja condizente com o setor. Farão parte da frente parlamentar pelo Estado do Maranhão, os deputados federais José Simplício Alves de Araújo, Deputado Federal – PPS/MA e José Alberto Oliveira Veloso Filho, Deputado Federal PMDB/MA. A reunião que dará largada na frente parlamentar acontece em Brasília no próximo mês.