rodrigo vieira, simplicio araujo e jose do egito.Para estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do setor ligado aos agentes de abastecimento do pequeno e médio varejo de âmbito nacional, foi lançada nesta terça-feira, 29, a Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo. O evento aconteceu no auditório Sede da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo/SBN – Setor Bancário Norte, em Brasília, às 19 horas.

A ação é apoiada desde o inicio pela Associação Brasileira de Distribuidores e Atacadistas – ABAD e pela Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas – AMDA, bem como pela outras 26 filiadas da entidade nacional.

A iniciativa da criação da Frente é do deputado federal Antônio Balhmann (PROS-CE). Balhmann é também o presidente da Frente, composta de um corpo diretivo de 38 membros e apoiada por mais de 200 deputados federais e senadores. O objetivo do novo grupo de trabalho é estimular o desenvolvimento e o aprimoramento do comércio atacadista distribuidor brasileiro e incentivar o fortalecimento da cadeia de abastecimento em todo o território nacional.

De acordo com José do Egito – presidente da ABAD, o setor atacadista distribuidor – que detém 51,8% de participação no mercado de consumo no Brasil – é o principal canal de comercialização da indústria no país, principalmente em regiões onde a indústria não consegue chegar, o que torna os agentes de distribuição instrumentos fundamentais para o crescimento econômico do Brasil. Esta importância se torna ainda mais visível quando se constata que o varejo de vizinhança, por sua vez, não tem potencial de compra para se abastecer diretamente na indústria.

“Embora a Frente seja uma iniciativa parlamentar, sua concretização é uma grande vitória dos agentes nacionais de distribuição. Por meio dela, o setor marcará presença nos temas que entrarão em debate no Congresso, garantindo maior representatividade política e maior eficiência na defesa dos legítimos interesses de nossas empresas e da cadeia de abastecimento como um todo”, afirma José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da ABAD.

rodrigo_AMDA

Maranhão

De acordo com Rodrigo Vieira – presidente da AMDA que também participou do lançamento da Frente Parlamentar em Brasília, a frente já figura como a 2ª maior do Congresso. “A Frente Parlamentar Mista é um grande ganho para o setor, pois através dela discutiremos leis tributárias, guerras fiscais entre os Estados, reforma trabalhista, logística, legislação trabalhistas dos motoristas de caminhão e dos representantes comerciais, além de incentivos fiscais ao setor, ou seja, tudo o que se relacione ao setor atacadista e distribuidor e que seja condizente com o setor”, frisou Rodrigo.

No Estado, o Deputado Federal Simplício Araújo (PPS-MA) será o representante da AMDA junto a Frente Parlamentar.