A-G-O-Cooperativa-19Nesta segunda-feira, dia 19, às 19h, foi realizada a Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários da Região Norte Maranhense – Sicoob Empresarial. Na oportunidade, os sócios fundadores da instituição de crédito tomaram conhecimento da formalização da constituição da sociedade, de acordo com o projeto de viabilidade aprovado pelo Banco Central do Brasil, assim como aprovaram, por aclamação, o Estatuto Social da cooperativa. Também foram eleitos os membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal da instituição de crédito para o quadriênio 2015/2019.

A-G-O-Cooperativa-38A empresária e presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende, foi eleita como a presidente do Conselho de Administração, tendo como vice-presidente o empresário Fabrizio Duailibe (ex-presidente da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão). O atual presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís, Fábio Ribeiro, será o diretor presidente da instituição de crédito. Fazem parte também do Conselho de Administração os empresários João Januário (diretor da Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas) e Sebastião Silva (diretor da Associação Maranhense de Supermercados). No Conselho Fiscal integram como titulares os empresários Dilma Ribeiro, Eulália das Neves e Felipe Mussalém, e como suplentes os empresários José Terceiro Fontenelle Filho, Noê Paulino de Carvalho e Cícero Augusto Mendonça.

A-G-O-Cooperativa-33De acordo com a presidente eleita do Conselho de Administração do Sicoob Empresarial Norte Maranhense, Luzia Rezende, a partir de agora os trabalhos ganharão mais densidade. “Hoje, além de aprovarmos os estatuto social e elegermos os diretores e conselheiros, também colhemos as assinaturas dos sócios fundadores para que toda a documentação seja enviada ao Banco Central do Brasil, que terá até 60 dias para a aprovação da cooperativa. A partir daí vamos constituir a pessoa jurídica. Mas em paralelo a isso participaremos de várias capacitações que serão oferecidas pelo Sicoob Nordeste, Ocema e Sescoop”, destacou.

Compareceram ao evento o presidente do Sicoob Nordeste, José Evaldo Campos, o vice-presidente do Sicoob Nordeste e o presidente do Sicoo Credima de Açailândia, Luís Coelho, o superintendente do Sicoob Nordeste, Neilson Santos Oliveira, o presidente do Sicoob Maringá, Luiz Ajita, a Assessora Jurídica do Sicoob Nordeste, Suziane Santos, o presidente do Sicoob Credsul de Grajaú, José Aneirão. Também se fizeram presentes o secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, o presidente da Ocema e Sescoop, Marlon Aguiar, assim como presidentes e dirigentes de várias entidades do Estado.

O presidente do Sicoob Nordeste, José Evaldo Campos, projetou que em três anos o Sicoob Empresarial Norte Maranhense deverá ter cerca de R$ 200 milhões em ativos. “Temos pressa em enviar toda a documentação de São Luís para o Banco Central, de modo a agilizar a constituição da Cooperativa”, destacou. O secretário Simplício Araújo, que se tornou cooperado neste dia, destacou a importância da conquista para o Estado. “São projetos como esse que irão fortalecer nossa economia”, afirmou.

O Sicoob Norte Maranhense possui 168 cooperados que juntos creditaram na conta de captação mais de R$ 1 milhão para dar início às atividades do BACEN. Esses empresários foram mobilizados pelas entidades de classe que juntas se empenharam para a criação da cooperativa: ACM, AJE-MA, AMDA, AMASP e CDL São Luís.