COOPERATIVA

VEÍCULO: JORNAL PEQUENO

As entidades que integram o Sicoob Empresarial São Luís e Região reuniram-se quarta-feira (12), na Associação Comercial do Maranhão, receberem o projeto técnico que irá ser apresentado ao Banco Central após a leitura e aprovação pela comissão organizadora do cooperativa. A cooperativa já possui cerca de 150 sócios cooperados e mais de 1 milhão de capital social investido. A previsão é que a 1ª agência seja inaugurada em São Luís em agosto deste ano.

O projeto técnico consiste de um plano detalhado sobre a importância da implantação desta cooperativa de crédito na região norte do Estado. Bem como informações a respeito da realidade socioeconômica e cultural das 13 cidades que a cooperativa deve abranger, além disso, o projeto traça um plano de ação para o Sicoob Empresarial, com detalhes como quadro funcional, estrutura física, sistemas de controle internos, normas e riscos e previsões de investimentos, detalhamento a respeito dos produtos e serviços que serão oferecidos pelo Sicoob Empresarial, bem como os valores, organograma funcional da cooperativa e a projeção de crescimento no número de sócios-cooperados, investimentos, ativos e abertura de agências pelos próximos 03 anos.

Estudo – De acordo com Wanderson Vascocelos, consultor do Sicoob e um dos responsáveis pelo projeto técnico, o documento é um estudo minucioso de várias etapas do processo de implantação do Sicoob Empresarial, além de um plano norteador para ações futuras. Ainda segundo Wanderson o projeto também traz números a respeito do crescimento do cooperativismo de crédito no país.

“O projeto visa apresentar ao Banco Central a necessidade real da existência de uma cooperativa de crédito que atenda os empresários da região Norte do Maranhão. O estudo também mostra que esse modelo de instituição financeira já está consolidado no País, mas que ainda apresenta números tímidos na Região Nordeste, daí a importância do Banco Central incentivar a implantação do Sicoob Empresarial, afinal é reconhecido o papel de transformador de realidades socioeconômicas onde as cooperativas de crédito estão inseridas”, relatou.

Ainda de acordo com Wanderson,  “o projeto, tão logo lido e aprovado pelas entidades será enviado ao Banco Central, dessa forma teremos aí mais ou menos 6 meses para operacionalizarmos a estrutura física e funcional da 1ª agência do Sicoob Empresarial em São Luís”.

Integram a entidade a Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (Aje-MA), Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas (Amda), Associação Maranhense de Supermercados (Amasp) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL).