Varejo Competitivo no interior do Estado
A proposta é aumentar o nível de competitividade das pequenas empresas do setor varejista, por meio de capacitações e ações individuais de consultoria.
Foi realizado do dia 22 até o dia 25 abril, na cidade de Coroatá, começa mais uma edição do Programa Varejo Competitivo, uma realização da Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas (AMDA), em parceria com o SEBRAE. Trata-se de um programa de capacitação, voltado aos supermercados e minimercados com até quatro checkouts.
O projeto foi criado pela ABAD com o objetivo de orientar e qualificar empresários e colaboradores para a prática de uma gestão eficaz do seu negócio, melhoria dos serviços e atendimento com vistas à satisfação e fidelização dos clientes.
As capacitações desta vez, acontecerão no interior do Estado, nas cidades de Coroatá, Timon e Imperatriz e irão beneficiar 105 empresas do varejo alimentar nos 03 municípios. O presidente da AMDA, Rodrigo Vieira, destacou que estas cidades tem uma grande concentração de empresas do segmento varejista. “Verificamos que há uma forte vocação para o setor de varejo alimentar e por isso, esta edição do programa irá focar nestas cidades, mas o objetivo é alcançar todo o Estado”, disse.
O programa Varejo Competitivo possui uma grade de seis cursos gerenciais, com custo zero para a empresa, com conteúdo desenvolvido em parceria com o SEBRAE Nacional (Atendimento ao Cliente, Controles Financeiros, Técnicas de Vendas, Gestão de Pessoas, Gestão de Estoques e Formação de Preços), todos os participantes recebem com certificado de conclusão.
De acordo com o consultor do Sebrae-MA, Dênio Carneiro, que é o coordenador do Programa Varejo Competitivo no Estado, a primeira ação do Programa foi fazer um diagnóstico para identificar as necessidades e os pontos que deveriam ser melhorados na gestão das lojas. “Com esse levantamento, definimos 03 cursos que serão ministrados prioritariamente. Ao final será feita uma aferição da performance de cada empresa no projeto, através de indicadores de desempenho”, observou.
Dênio informou ainda que nesse primeiro momento acontecem os cursos Técnica de Vendas em abril; Controles Financeiros em maio e Atendimento ao Cliente em junho. “Cada curso terá 15 horas/aula e ao encerrarmos as capacitações, as empresas receberam os consultores do Sebrae-MA, que irão auxiliar o empresário a colocar em prática tudo que foi aprendido”.
Para Rodrigo Vieira, essas ações de capacitação tem por objetivo, através da intensificação do fluxo de clientes nas lojas, aumento do faturamento e a expansão dos postos de trabalho nos supermercados e mercadinhos. “Essa realidade uma vez concretizada, propiciará uma otimização no relacionamento com o canal atacadista/distribuidor”, disse.
Sobre o Programa Varejo Competitivo
As turmas, em geral com até 35 varejistas, são montadas pelas Filiadas Estaduais da ABAD, em parceria com os SEBRAE’s estaduais. O principal objetivo do programa é dar condições ao varejo independente de se manter competitivo num mercado cada vez mais concorrido devido à entrada das grandes redes nos diversos formatos de varejo, proporcionando seu fortalecimento por meios de ações relacionadas à gestão, inovação tecnológica, atendimento, mercado, modernização e organização empresarial, contribuindo para elevação do volume de vendas, redução de custos operacionais, garantido assim a sua competitividade.