Estudo mensal ABAD/FIA mostra desempenho positivo nominal e deflacionado, puxado pela maior presença do consumidor no varejo de vizinhança.
De acordo com pesquisa realizada pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) com um grupo representativo de empresas do setor, em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração), em dezembro de 2020 o faturamento do setor atacadista distribuidor apresentou alta nominal de +3,64% em relação a dezembro de 2019. Na comparação com novembro de 2020, o avanço foi de +2,16%. O estudo também aponta crescimento de janeiro a dezembro de 2020 de +4,29% em relação ao mesmo período de 2019, impulsionado pela maior presença do consumidor no varejo de vizinhança. O dado acumulado no ano de 2020 é preliminar e deve ser corroborado pelo Ranking Anual do setor, que será divulgado em maio.
“O resultado acumulado deste levantamento traz um ótimo número. Apenas vale lembrar que a pesquisa do banco de dados é preliminar, realizada com um grupo de empresas do setor que fornecem mensalmente seus dados para estudo. Já a pesquisa do Ranking, que sai em maio e traz informações de mais de 600 empresas, é bem mais abrangente e capaz de fornecer dados mais acurados, representativos do conjunto da atividade atacadista e distribuidora no país”, pondera o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.
“Contudo, os números do Banco de Dados são parâmetros importantes e realmente animadores quanto ao desempenho do setor neste ano tão desafiador”, prossegue o presidente. Segundo ele, com os dados já obtidos é possível avaliar que o impacto negativo da pandemia foi superado pelo bom desempenho do varejo de vizinhança. “O comércio de bairro, principal cliente do nosso setor, tem sido essencial durante a pandemia para garantir o acesso das famílias aos produtos de primeira necessidade, principalmente pela segurança e conveniência proporcionadas pela proximidade”, avalia.
“E o atacado distribuidor não parou de abastecer esse varejo um dia sequer, sendo uma das atividades econômicas mais presentes e atuantes, mesmo nos momentos mais críticos. Assim, o aumento do consumo no lar, devido ao confinamento das pessoas e à renda disponibilizada pelo auxílio emergencial do governo, refletiu-se na evolução do pequeno varejo e permitiu que também experimentássemos crescimento significativo, embora os números oficiais estejam ainda sendo levantados”, conclui Severini.
Em termos deflacionados, os dados de dezembro mostram crescimento de +2,16% na comparação com novembro e de +0,50% frente a dezembro de 2019. No acumulado do ano, o avanço aferido foi de +1,14%.
Tabela
Faturamento – Período de análise:
Dezembro – 2020 |
Nominal | Real | |||
MÊS X MÊS ANTERIOR | +2,16% | +2,16% | |||
MÊS X MESMO MÊS DO ANO ANTERIOR | +3,64% | +0,50% | |||
ACUMULADO NO ANO* | +4,29% | +1,14% |
*em relação ao mesmo período do ano anterior
Fonte: Banco de Dados ABAD/FIA
Sobre a ABAD
A ABAD representa nacionalmente um setor que faturou mais de R$ 273,5 bilhões em 2019. Atendendo diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios brasileiros, os atacadistas e distribuidores cumprem importante papel social, pois, além de dar capilaridade à distribuição de produtos industrializados essenciais por todo o território nacional, são responsáveis por movimentar as economias locais, gerando mais de 450 mil empregos diretos e 5 milhões de empregos indiretos nos estabelecimentos varejistas do país.
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